sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Eixo IX - Construção do TCC...

Meu trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “As implicações dos PCNs na Educação Infantil” se deu a partir de inquietações ocorridas durante minha prática de estágio com a Educação Infantil.
Até o início do estágio, nunca havia trabalhado com esta modalidade de ensino, e foi a partir da curiosidade do trabalho com os pequenos, que resolvi encarar o desafio de trabalhar com a educação infantil e, posteriormente, construir um TCC com o intuito de procurar uma resposta para minhas inquietações surgidas com o trabalho realizado no estágio, como por exemplo, os principais objetivos da Educação Infantil, a organização do currículo a fim de auxiliar nas descobertas das crianças, bem como, no seu desenvolvimento, o papel do professor enquanto mediador e a importância da brincadeira no espaço escolar.
O trabalho realizado trata-se de uma reflexão teórico prática, baseada na análise do trabalho na Educação Infantil, onde meu principal objetivo foi investigar a educação infantil, como parte de uma política educacional, que influencia a atuação profissional, o currículo, a brincadeira e conseqüentemente a aprendizagem das crianças.
Para esclarecer tais questões, busquei as contribuições de Almeida, Casarin, Cerqueira, Craidy, Kaercher, Negrine e Vectore. O estudo apoiou-se na realização da prática de estágio, e consequentemente, nos registros das reflexões diárias no diário de classe, bem como, nos registros semanais no portfólio de aprendizagens.
A partir da relação entre a teoria e a prática, observou-se a importância dos conceitos abordados, sendo possível, evidenciar a Educação Infantil como uma etapa de ensino de fundamental importância para a promoção do exercício da cidadania, bem como, para o pleno desenvolvimento das crianças.
A construção deste trabalho muito me acrescentou enquanto educadora, onde foi possível um estudo mais aprofundado a respeito da Educação Infantil, sendo esta, uma etapa de ensino de fundamental importância para o desenvolvimento humano.
Contudo, todo este processo de construção do TCC, as visitas aos eixos anteriores e às reflexões da prática de estágio me possibilitaram um conhecimento ainda mais amplo, pois a cada visita realizada, era possível resgatar tudo o que havíamos aprendido antes, através de um novo olhar, cada vez mais rico de aprendizagens.

Até breve...

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Paty,
estar neste semestre que há algum tempo atrás parecia tão distante, com certeza é uma alegria muito grande para vocês e também para nós que acompanhamos vocês nesta caminhada.
O curso foi acontecendo e o caminho se delineando...e teu estágio se encaminhando para a educação infantil...desta etapa partiste para o trabalho de conclusão do curso.
E hoje tua reflexão demonstra que a realização do teu TCC te possibilitou pesquisar e aprender ainda mais sobre a Educação Infantil, modalidade de ensino que te inquietava, ou quem sabe, te motivava a novas descobertas...
Parabéns pela postagem e pela caminhada...
Abraços...