domingo, 7 de novembro de 2010

EIXO VIII

Neste eixo, realizamos nossa prática de estágio supervisionado e, paralelo à isto, na Interdisciplina Seminário Integrador VIII, registramos neste blog, as reflexões referentes ao estágio, demonstrando através destas, as nossas expectativas, nossas dúvidas, aprendizados, conquistas, enfim.
Este eixo nos proporcionou inúmeras aprendizagens e descobertas, pois apresentamos na prática, a teoria estudada, nossos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.
Para mim, o estágio foi um momento de muitas descobertas, pois trabalho com Educação Especial e resolvi encarar o desafio de estagiar com uma turma de Educação Infantil (maternal), algo novo para mim que nunca havia trabalhado nesta área.
Primeiramente, observei a turma, onde aos poucos, fui me aproximando e interagindo com eles. No começo, fiquei um pouco insegura, pois tudo aquilo era desconhecido para mim.
Com o passar dos dias, ia me sentindo mais a vontade com as crianças e, consequentemente, mais segura para realizar meu trabalho. A cada dia que passava, ia me aproximando mais das crianças, sendo esta proximidade recíproca, criando um vínculo afetivo muito forte entre nós.
Procurei, através de várias fontes, livros, PCNs da Educação Infantil, conversas com profissionais da área, me inteirar sobre a Educação Infantil, para então elaborar um planejamento de acordo com as necessidades das crianças.
Durante o estágio, interagia com meus supervisores a fim de realizar um trabalho de acordo com a orientação e com o que aprendemos ao longo do curso. Essa troca foi fundamental para o sucesso do meu trabalho no decorrer do estágio.
Aprendi muito com esta prática, porém ainda não era o suficiente. Surgiram inquietações que me levaram a investigar mais sobre alguns aspectos relacionados à Educação Infantil, como por exemplo: os principais objetivos desta modalidade de ensino, a organização de um currículo a fim de auxiliar nas descobertas das crianças, o papel do professor enquanto mediador no processo ensino-aprendizagem e a importância da brincadeira no espaço escolar.
Foi a partir de tais inquietações que elaborei meu TCC, intitulado “As implicações dos PCNs na Educação Infantil”, onde foi possível esclarecer minhas dúvidas e evidenciar a Educação Infantil, como uma etapa de ensino de fundamental importância, para a promoção do exercício da cidadania das crianças, bem como, para o desenvolvimento humano.
Contudo, fica explícita a importância da prática de estágio, bem como, as reflexões realizadas neste blog, para a construção do meu TCC, e consequentemente, para meu crescimento profissional.
Até breve!!!

Um comentário:

Nadie Christina disse...

Oi querida,

é maravilhoso, nesta altura do curso, encontrar registros como este! A descrição do teu movimento, de busca, descoberta, aproximação e conquistas é algo realmente gratificante. A melhor parte é que sempre podemos nos surpreender diante das possibilidades que se descortinam ao longo desta caminhada de mais de 4 anos. Que bom que não tivestes medo de arriscar e ainda conseguiu descobrir novas inquietações para dar continuidade a tua caminhada. Desejo que continues sempre sem medo de explorar novas possibilidades e com este espírito investigativo.
Um carinhoso abraço e votos de sucesso!
Profa. Nádie