domingo, 31 de outubro de 2010

EIXO VII

As interdisciplinas deste semestre nos trouxeram importantes aprendizagens onde através desta postagem, irei evidenciar tal importância, tanto para a aprendizagem quanto para a construção do TCC.
A interdisciplina de Didática, Planejamento e Avaliação, nos possibilitou um estudo sobre a Pedagogia de Projetos, onde pude perceber que os Projetos de Trabalho permitem uma aprendizagem por meio da participação ativa dos alunos, vivenciando as situações-problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos. Ao professor compete resgatar as experiências do aluno, auxiliá-lo na identificação de problemas, nas reflexões sobre eles e na concretização dessas reflexões em ações.
O aluno traz consigo uma história de vida, modos de viver e experiências culturais que devem ser valorizados no seu processo de desenvolvimento. Essa valorização se dá a partir do momento em que ele tem a oportunidade de decidir, opinar, debater, construir sua autonomia e seu comprometimento com o social, identificando-se como sujeito que usufrui e produz cultura, no pleno exercício de sua cidadania. Considero muito importante o trabalho com Projetos, pois a aprendizagem é mais significativa quando o tema a ser trabalhado, parte também dos interesses dos alunos.
Outra interdisciplina importante foi Seminário Integrador VII, pois elaboramos projetos de aprendizagens, algo bastante semelhante à pedagogia de projetos, complementando uma interdisciplina a outra de forma bastante interessante.
Os projetos de aprendizagem oportunizam uma maior interação entre professor e aluno, visto que constrói um universo de ações diversificadas que permitem a participação ativa do aluno. Ao longo do trabalho com projetos, o professor desempenha o papel de mediador. Dessa forma, é possível que o educando desenvolva habilidades e competências a respeito de qualquer temática, utilizando estratégias diferentes de aprendizado, de modo que sua própria forma de aprender seja contemplada ao longo do desenvolvimento do projeto de aprendizagem.
Linguagem e Educação, também foi de fundamental importância para nossa prática pedagógica, pois nos possibilitou, inúmeras vezes, a construção de planejamentos para distintos públicos. Destaco aqui, uma aula presencial onde fizemos uma retrospectiva do que havíamos estudado até o momento e discutimos sobre planejamento.
Levamos nossos planos de aula que realizamos e discutimos com os colegas. As trocas foram muito importantes, pois realizei um plano de aula para Educação Infantil baseado nos textos sugeridos e no que havíamos aprendido até o momento. Não tinha experiência com este nível e por isso, achei muito interessante nos reunirmos em grupos. Discuti com as colegas que já tinham experiência há anos com Educação Infantil e foi possível perceber que deveria fazer alguns ajustes em meu planejamento para melhorar, sendo que elas acharam bom, criativo, porém deveriam ser retomados alguns pontos que devido à falta de prática, deixei a desejar.
Durante o curso, sempre achei muito bom estes momentos presenciais, eles nos aproximavam mais dos colegas e nos levavam a aprender mais com o outro, tornando nosso trabalho cada vez mais rico.
Neste sentido, tais interdisciplinas, assim como todas as outras estudadas em eixos anteriores, só vieram à somar, nos possibilitando o enriquecimento de nosso trabalho docente, com os mais distintos públicos. Só tenho à agradecer à UFRGS pela oportunidade de uma formação acadêmica de tamanha qualidade, onde já estamos plantando e colhendo os frutos de nosso trabalho de maneira bastante positiva, através das diversas aprendizagens ocorridas durante todo o curso. Muito obrigada!

Até mais!

2 comentários:

Fabiana disse...

Querida Paty,
tua postagem traduz a importância que as interdisciplinas trabalhadas no eixo VII tiveram para o teu crescimento pessoal e profissional através das diferentes situações apresentadas por ti no desenvolvimento das mesmas.
Me chamou a atenção a referência que fizeste a importância das aulas presenciais, enquanto momento de avaliação e troca entre os colegas, inclusive afirmas que "eles nos aproximavam mais dos colegas e nos levavam a aprender mais com o outro, tornando nosso trabalho cada vez mais rico".
Por estares em um curso na modalidade a distância, e não ter percebido em outras postagens tuas a necessidade da realização destes momentos presenciais, te pergunto: Quais foram as dificuldades enfrentadas por ti na realização deste curso nesta modalidade e em quais momentos estas dificuldades/limitações ficaram mais evidentes, se houveram, é claro.
Abração e seguimos conversando....

BLOG DA PATTY disse...

Oi Fabi..
Não tive dificuldades por ser um curso à distância, apesar de não ter experiência com as tecnologias, mas as aulas presenciais, com certeza, nos aproximavam mais dos colegas, pois era possível um contato mais direto e este contato, as trocas de experiências, faziam com que aprendessemos ainda mais, tornando nosso trabalho cada vez melhor.
Um abraço!