sábado, 2 de outubro de 2010

Eixo IV

As Interdisciplinas do Eixo IV, Representação do Mundo pela Matemática, Representação do Mundo pelas Ciências Naturais, Representação do Mundo pelos Estudos Sociais e Seminário Integrador IV, sem dúvida, muito contribuíram para minha prática pedagógica.
A Interdisciplina Seminário Integrador IV me remeteu a elaboração de um plano de estudos no qual meu principal objetivo era superar minha dificuldade quanto à oralidade, aprendendo a expor-me com mais autonomia e segurança, exercício este indispensável tanto para minha formação profissional, quanto pessoal.
Desde o início do curso venho tendo experiências que sugerem uma desenvoltura oral bem clara, no 1º semestre tive a primeira desta, onde percebi que se tratava de uma tarefa desafiadora, e que não foi prazerosa, senti-me nervosa e insegura. Nos demais semestres, realizei a apresentação das sínteses das minhas aprendizagens, sendo que estas, experiências menos frustrantes que a primeira, porém sei que preciso ter mais autonomia para desenvolver minha oralidade com mais naturalidade.
Neste sentido, fui superando este desafio onde tenho mais a contribuir expondo conhecimentos que venho adquirindo, de forma integral, e ainda, estar mais preparada para o trabalho de conclusão (TCC).
A Interdisciplina Representação do Mundo pela Matemática nos instigou a elaborar atividades e aplicar aos nossos alunos, um exemplo disto foi a atividade de espaço e forma onde teríamos que elaborar uma atividade para trabalhar noções de espaço e a partir daí abordar uma série de questões que leva o aluno trabalhar com referência que não seja a sua própria.
De acordo com o texto Espaço, Forma e Criança de Célia Maria Carolino Pires, as teorias piagetianas tratam destas questões, quando diz que esta estruturação espacial da criança inicia-se pela constituição de um sistema de coordenadas relativo ao seu próprio corpo, e nesta fase egocêntrica, a criança é incapaz de considerar outro elemento que não seja seu próprio corpo como referência. É por isso, que estas atividades devem ser oferecidas, para que possam trabalhar com outras referências e avançar para a fase seguinte.
Destaco esta Interdisciplina também pelo trabalho sobre classificação e seriação no qual subsidiou o trabalho realizado no meu estágio com as crianças do Maternal.
Em Representação do Mundo pelos Estudos Sociais não foi diferente, realizamos também atividades com nossos alunos onde o objetivo era identificar as etapas do processo de construção das noções de tempo e espaço na criança apontadas no texto do livro Estudos Sociais: Teoria e Prática de Aracy do Rego Antunes. No trabalho realizado com os alunos com deficiência mental, pude constatar que há uma diversidade muito grande quanto à etapa de cada um frente às noções de tempo e espaço, há alunos que conseguem fazer a ordenação de objetos, outros não, há aqueles que apresentam um egocentrismo prático, na vivência apenas de suas próprias ações (neste caso, os autistas), enfim.
Em suma, posso afirmar que tais Interdisciplinas se interligaram de maneira a nos orientar em nosso trabalho, pois ambas nos instigaram a realizar na prática, tudo o que íamos aprendendo e que foi muito importante essa experiência para a construção do nosso conhecimento.
Até mais!!!

Um comentário:

Fabiana disse...

Olá Patricia,
primeiramente fazes um apanhado das interdisciplinas que tivestes no eixo IV.
A seguir descreves o que cada um destas te trouxe como contribuição e como aprendizagem significativa relacionada a tua prática pedagógica já aplicada em teu estágio ou/e em tua turma de alunos, como em tua vida pessoal.
Percebi que nesta postagem já apresentas ao leitor o referencial teórico que orientou a tua aprendizagem e a tua reflexão. Muito bom....
Conitunemos conversando e refletindo sobre a tua caminhada...
Continue expressando e articulando tuas idéias com o que vens vivenciando e construindo, é por aí...
Abração
Fabiana Leffa