sexta-feira, 22 de outubro de 2010

EIXO VI

As interdisciplinas do eixo VI trouxeram importantes contribuições para minha prática pedagógica e também para a elaboração do meu Trabalho de Conclusão de Curso.
A interdisciplina Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II nos instigou a refletir em relação à aprendizagem, de que forma ela ocorre, enfim. Através de uma atividade, fizemos o relato de uma aprendizagem significativa, no meu caso, fiz uma reflexão sobre o uso do computador que, até então, não tinha conhecimento algum. Primeiramente, os professores e alguns colegas me ensinavam e eu apenas aprendia, porém depois de algumas semanas de experiência, de exploração da máquina, a aprendizagem passou a ser mútua, pois descobri coisas que partiram da minha vontade, onde fui construindo minha aprendizagem e assim ensinando coisas novas a eles, houve troca e ainda há até hoje, por isso considerei bastante pertinente registrar esse conhecimento como uma aprendizagem significativa, sendo esta, através da observação e da ação do sujeito.
Por meio desta, foi possível evidenciar a forma de aprendizagem adquirida, onde a mesma é explicada pela teoria interacionista, que acredita que a origem do conhecimento está no processo de interação do sujeito, na maturação, na apropriação que faz através da experiência adquirida/realizada.
Tal interdisciplina faz relação com meu TCC no sentido de que trouxe nas teorias de Jean Piaget, uma explicação sobre as formas em que ocorre a aprendizagem, os estágios de desenvolvimento, enfim, subsídios que muito me auxiliaram na elaboração do meu trabalho, que aborda a questão da aprendizagem e da educação infantil de forma geral.
Outra Interdisciplina que foi bastante relevante, desta vez, para minha prática pedagógica, foi Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, pois trabalho em uma escola de educação especial.
Após assistir aos vídeos e ler os textos sugeridos pela interdisciplina pude evidenciar que a Inclusão Escolar caminha a passos lentos. Há uma série de fatores que deverão ser trabalhados para que ocorra de fato na prática esta inclusão tão discutida nos dias de hoje. Porém, ao mesmo tempo em que é discutida, há muita falta de interesse por uma formação profissional que habilite os professores para trabalhar com portadores de necessidades educacionais especiais.
Penso que é dever das escolas públicas fazer essa exigência aos professores e também inserir no currículo escolar do ensino normal médio, uma disciplina sobre Educação Especial para que seja introduzida uma pré-preparação para os professores. É preciso mudança na estrutura educacional e na formação dos professores para que aconteça a inclusão, isso é fundamental para que aconteça de fato a inclusão na prática do ensino regular.
Trabalho com Educação Especial na instituição APAE e defendo firmemente que a inclusão deve acontecer no ensino regular, desde que o ensino especializado que hoje é oferecido na Educação Especial, seja contemplado em todos os níveis nas distintas redes de ensino de nosso país.
Esta interdisciplina nos instigou a refletir sobre a Educação Especial através de fóruns onde foi possível discutir o assunto com os colegas, pois por meio dos textos e de indagações do professor, íamos interagindo uns com os outros e, consequentemente, aprendendo também.
Em suma, as interdisciplinas deste semestre nos instigaram à reflexão sobre aspectos importantíssimos para o desenvolvimento humano, tanto no ensino regular, quanto na Educação Especial.

2 comentários:

Fabiana disse...

Olá Paty,
citas em tua postagem duas interdisciplinas que te proporcionaram aprendizagens significativas e contribuições para o teu TCC: Desenvolvimento e Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II e Educação de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
Pelo que pude observar, as duas interdisciplinas foram muito importantes em tua formação e também estão subsidiando a construção do teu TCC, mais especificamente em relação a aprendizagem, como ela ocorre, os processos envolvidos nesta construção.
Considero muito pertinente a reflexão que fizeste em relação a Educação Especial ainda hoje desenvolvida em nosso país.
Muito fala-se em inclusão e ela é assegurada em lei. Mas será que o nosso sistema educacional existente está preparado para oferecer a nossos educandos os diferentes atendimentos especializados que eles tem direito para o desenvolvimento de suas habilidades?
Abração e seguimos dialogando....

BLOG DA PATTY disse...

Olá Fabi!
Pois é, é como citei nesta postagem, acredito que é preciso uma mudança na estrutura educacional e na formação dos professores para que aconteça a inclusão, isso é fundamental para que aconteça de fato a inclusão na prática do ensino regular.
Neste sentido, acredito que o nosso sistema educacional ainda não está preparado para atender nossos alunos especiais, oferecendo a eles todo o suporte na qual necessitam.
Beijos!