domingo, 10 de outubro de 2010

Eixo V

No 5° semestre do curso de Pedagogia, a Interdisciplina Organização do Ensino Fundamental nos trouxe como eixo comum, a Gestão Democrática das escolas no Brasil. Através destas abordagens entendi que a discussão desta concepção surgiu nos meados da década de 1980, onde as lutas sociais exigiam mudanças principalmente quanto à participação dos segmentos ali envolvidos nas esferas tanto administrativa quanto financeira e pedagógica.
Essa pratica, exige o compartilhamento de decisões no que diz respeito à forma como as instituições se organizam, pois deve garantir a participação da comunidade local, bem como transparecer todos os processos de administração na qual está envolvida.
Perante todas as questões levantadas e tomando ciência de nossa responsabilidade enquanto profissional da educação é pertinente que buscamos no dia a dia transformá-las em praticas permanentes em prol da coerência tão desejada por nós educadores.
Outra Interdisciplina que destaco aqui é Organização e Gestão da Educação onde o texto “Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental: Articulações e Interfaces com Educação Especial, Educação Indígena, Educação Básica no Campo e Educação de Jovens e Adultos” da autora Beatriz Gomes da Silva nos permitiu o entendimento de que as diretrizes curriculares são elaboradas para orientar os diferentes sistemas de ensino com o intuito de garantir uma base comum de ensino para que seja adaptada à realidade regional e local.
Portanto, compreendi que existem diferentes categorias de igual importância, atendendo a distintos públicos que, embora tenham direitos iguais no acesso, na permanência e na qualidade de ensino oferecido, tem o direito à receber ensino diversificado que atenda suas diferenças.
Foi importante revisitar tal interdisciplina, pois me fez refletir a questão do currículo, sendo este, parte integrante do meu Trabalho de Conclusão do Curso, onde através do texto mencionado acima, pude evidenciar a importância de elaborar um currículo que contemple as necessidades dos educandos, respeitando as diferenças e o ritmo de cada um.
O Seminário Integrador V nos trouxe uma nova metodologia de ensino denominada Projetos de Aprendizagem, onde a mesma se dá a partir do interesse e curiosidade do educando e tem como propósito promover o aprendizado através de um enfoque baseado em indagações a fim de engajar os alunos com questões e conflitos que sejam ricos, reais e relevantes as suas vidas.
Esta metodologia nos trouxe uma nova dimensão de ensino, onde o desejo de aprender do aluno, o saber do aluno, onde o ser humano aluno é levado em consideração. Tal metodologia subsidiou meu trabalho durante o estágio, visto que procurei sempre ir ao encontro dos interesses e curiosidades das crianças.
Contudo, as interdisciplinas aqui mencionadas se articulam e vão de encontro ao meu TCC, trazendo contribuições relevantes, através das diversas atividades desenvolvidas ao longo do semestre.
Até mais...

2 comentários:

Fabiana disse...

OLÁ PATY,
citas nesta postagem aprendizagens significativas para ti construídas a partir de três interdisciplinas desenvolvidas no Eivo V, que são:Organização do Ensino Fundamental, Organização e Gestão da Educação e Seminário Integrador V. Trazes reflexões pertinentes a Gestão Democratica, diretrrizes curriculares e Metodologia de Projetos de Aprendizagens.
Relatas que a metodologia de projetos subsidiou tua prática em teu estágio. Te pergunto: desenvolveste projeto de aprendizagem em teu estágio? Que conclusões obtivestes a partir desta metodologia em relação a construção do conhecimento por parte das crianças? Que contribuições poderás levar para teu TCC em relação a esta metodologia?
Abraços e seguimos dialogando...

BLOG DA PATTY disse...

Oi Fabi!
Não foi utilizada esta metodologia na íntegra com os meus alunos, pois eram crianças ainda muito pequenas. Utilizei princípios que embasam esta metodologia, como por exemplo, considerar o interesse do aluno, a liberdade de escolha, o desenvolvimento da autonomia, a valorização da curiosidade das crianças, a troca entre os pares, a cooperação, a superação do egocentrismo, enfim, elementos que embasam a metodologia de Projetos de Aprendizagem.
A utilização destes elementos foi muito importante durante meu estágio, pois trouxe resultados bastante significativos.
Um abraço!